Boa tarde, meninas!
Aqui vai a minha contribuição:
Leitura e análise de
texto (Crônica) – “Avestruz” de Mário Prata.
Objetivo:
· Reconhecer a crônica como um texto narrativo e suas características;
· Observar os recursos utilizados pelo autor (verbos – pretérito e
presente – pronomes);
iiii Identificar a intertextualidade no estudo de outros textos.
I
Estratégias de leitura:
Antes da leitura:
· levantamento do conhecimento de mundo do aluno. A partir do título
discutir e questionar sobre o avestruz – antecipação do tema – (O que é um
avestruz? Vocês já viram um? O que ele come e onde costuma viver? Da onde ele
veio?). Apresentar imagens para despertar a curiosidade a respeito da ave
avestruz.
Durante:
· Leitura pelo professor, reconstrução da história pelos alunos
(recontagem oral). Segunda leitura: fragmentada (explicativa) checando as
hipóteses levantadas previamente;
· Identificar o tema do texto;
· Esclarecer as palavras desconhecidas (uso do dicionário), inclusive para
reconhecimento do gênero da palavra avestruz (o avestruz ou a avestruz?);
· Identificar as pistas linguísticas;
· Trazer referências de outros textos (informativo, por exemplo) sobre o
avestruz;
· Trabalhar os elementos do gênero narrativo crônica, bem como suas
características.
Depois da leitura:
· Formar grupos e direcioná-los a leitura implícita – um apartamento seria
um habitat adequado para as aves? Quem poderia ter esse animal como de
estimação?
· Resumo oral por parte dos alunos com perguntas e respostas direcionadas
pelo professor.
· Avaliação:
· Socialização da discussão de cada grupo. Reescrita e ilustração do texto
“Avestruz”de Mário Prata.
· Faça uma reescrita do texto trocando o avestruz por outro bicho. Como
ficaria a história? Escreva um texto bem criativo.
Atividades complementares: explorando outras linguagens, como poema “Poema
do avestruz” (www.recantodasletras.com.br); Rimas com
a palavra avestruz (www.citador.pt/rimas/avestruz). Texto
informativo (http://www.infoescola.com/aves/avestruz/) (http://www.brasilescola.com/animais/avestruz.htm)
Ficha técnica (http://diversosanimaisemdiferentesclimas.blogspot.com.br/2010/10/blog-post.html)
Aguardo sugestões...
Abraço.
Renata
Nenhum comentário:
Postar um comentário