quarta-feira, 5 de junho de 2013

Minhas experiências de leitura na infância

Minhas experiências com a leitura tiveram inicio antes  da minha alfabetização, minha avó leitora assídua, lia todos os dias , primeiramente o Evangelho, depois as histórias de princesas, bruxas, dragões e muitas outras. Minha ansiedade era imensa para conseguir decifrar aquelas formas, que minha avó chamava de “letrinhas mágicas”. Na escola primaria fui muito privilegiada, pois meus professores assim como minha avó  eram apaixonados pela leitura, não só fazíamos reproduções escritas, fazíamos também comentários sobre tudo que era lido e escrito. No ginásio os professores indicavam  a leitura um livro por mês , para a prova do livro, essa parte era difícil, as vezes minha mãe  não tinha dinheiro para comprar, era preciso esperar para ter acesso ao livro da professora, as vezes eu ficava triste de ter que esperar, mas isso nunca me influenciou de modo negativo.  Dizer de qual livro lido eu  não gostei, é  um pouco difícil. Leio tudo o que chega a minhas mãos, mas confesso que sou apaixonada pelos autores brasileiros. O livro que mais  gostei de ler foi “Capitães da areia “ do inesquecível Jorge Amado.  O gosto pela escrita ocorreu de  forma natural  e espontânea ,sem cobranças . Hoje fico muito feliz, quando os filhos dos vizinhos veem  saber se tenho  o livro que eles precisam, empresto com o maior prazer, futuramente pretendo ter um espaço aconchegante e confortável , para compartilhar com todos a minha biblioteca. Sou apaixonada pela leitura, através dela faço viagens incríveis e maravilhosa. 
Hoje ministros aulas de Língua Portuguesa e Espanhola, nas Rede Estadual, Municipal e Particular e espero contribuir para a formação de novos leitores apaixonados pela leitura, assim como eu. Márcia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário