segunda-feira, 10 de junho de 2013

Situação de aprendizagem - Gênero Crônica


Imagem do filme - Meu primeiro amor

meu-primeiro-amor5.jpeg todateen.uol.com.br

Meu Primeiro Beijo
Antonio Barreto

         É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
        Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
        " Você é a glicose do meu metabolismo.
        Te amo muito!
        Paracelso"
         E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
        No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
       - Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
       Mas ele continuou:
       - Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
       - A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
       Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
      E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
      Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
    BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD.

Leitura e analise do texto (crônica de Antonio Barreto)
Sequência didática  Serie/ Ano 7ª/8º, 8ª/9º
  Aulas estimadas – 6 a 8.
Objetivos
Ø  Reconhecer a crônica como gênero narrativo e suas características.
Ø  Identificar a intertextualidade com outros textos, músicas e vídeo.
Ø  Identificar o tipo de Linguagem utilizada no gênero.
1º Momento
 Sondagem ou antecipação
Ø  Clip da música – Beijo é bom ( Sandy e Junior)
Ø  Imagem de filme- Meu primeiro amor
1.1- Ativar o conhecimento de mundo do estudante, com perguntas:
Ø  Quem já deu o primeiro beijo?
Ø  Você se lembra:
·         Onde?
·         Quando?
·         O que você sentiu?
·         O beijo tinha gosto?
1.2-  Gênero: Ativar conhecimento sobre o gênero:
Ø  Onde encontramos esse tipo de texto (veiculo)?
Ø  Quem são os possíveis leitores?
Ø  Vocês já leram outros textos como esse?
Ø  Você sabe o que é uma crônica?
2º Momento
Objetivo das estratégias de leitura
2.1- Leitura 
Ø  Coletiva
Ø  Individual
Ø  Compartilhada
2.2- Roda de conversa (interação).
Ø  Onde aconteceu o primeiro beijo das personagens? Descrever as sensações que experimentaram.
Ø  Identificar palavras (vocábulo) ou expressões desconhecidas do texto.
2.3- Tipos de Linguagem
Ø  Qual o tipo de linguagem utilizada (formal ou informal). Explique ou justifique seu uso (cotidiano- retrata acontecimentos do dia-a-dia, veículos em que circulam).
Ø  Você consegue identificar as características desse gênero, (gênero crônica).
2.4- Pesquisa (individual ou a critério do professor).
Ø  O beijo em diferentes:
·         Culturas e épocas diferentes através dos tempos.
·         Você já estudou ou viu o beijo em outras disciplinas.
3º Momento
Produto final: Dia do beijo
Ø  Apresentações:
·         Peças teatrais
·         Declamação de poemas
·         Músicas
·         Clips ou cenas de beijo (comerciais, filmes, novela...)
·         Depoimentos pessoais (alunos, e todas as pessoas envolvidas neste processo)

  Sequência didática elaborada pelos professores: Márcia Menezes, Antonio Carlos, Maria Imaculada, Vera Lúcia e Silvana.





· 
·

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário